Porque devemos conhecer a biblia

Posted by pride.to.fight in Sep 06, 2011, under Uncategorized

Estive aprendendo a algum tempo que a bíblia deve ser nosso “livro de cabeceira”, deve estar sempre perto quando você precisar. um cristão de verdade deve ser conhecido pelo entendimento da bíblia e não apenas por “ir na igreja”, conhecer a palavra de Deus nos trás lições valorosas para nosso dia-a-dia, um exemplo, as devocionais que costumo postar no blog, sempre baseado em ensinamentos bíblicos, mas não pense que ler a bíblia é para quem se torna um pregador, vou apontar três situações relevantes: 1- ler ajuda no crescimento cultural e linguístico, 2- a bíblia ensina valores morais, como em Provérbios e Eclesiastes, 3- a leitura da bíblia nos dá maior entendimento sobre questões espirituais e nos mostra como sermos verdadeiros cristãos.

Em Mateus 4 : 3 vemos o exemplo de como o diabo tenta a Jesus

3-E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4-Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5-Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6-E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

7-Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

8-Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

9-E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10-Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

11-Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

link para leitura desta passagem na nova versão atualiza internacional: http://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/4

Percebam como Jesus com apenas o conhecimento das escrituras frustrou a tentativa do diabo de tirar-lo de seu jejum, mas percebam também que satanás possui um conhecimento da bíblia, ele usou um versículo ao acaso para tentar confundir Jesus. Ao mesmo tempo, Jesus retruca com outro versículo que confronta a menção de satanás.

Casos como pessoas contrarias a bíblia que pegam textos ao acaso são comuns, já fui confrontado várias vezes com versículos aleatórios que se colocados ao acaso é possível manipular totalmente seu significado, imaginem esse exemplo lúdico: “eu gosto de cachorros e detesto chuva”, para quem já brincou de telefone sem fio sabe que sempre a informação se perde ou é manipulada no meio do caminho (nunca gostei dessa brincadeira, sempre era o ultimo e sempre alguém passava uma frase que me fazia passar vergonha¬¬), a ideia é a seguinte, se alguém ler oque eu escrevi poderia simplesmente dizer que escrevi “eu detesto cachorros” eu escrevi essas palavras mas não nesse contexto, a frase tem palavras que eu disse mas manipuladas para me denegrir. Entendam que você deve sempre conhecer o que você prega e espere sempre confrontos com frases manipuladas retiradas da bíblia ao acaso para confundir o que você diz.

Outro caso comum é que muitos que se dizem cristãos tem um habito de fazer o próprio entendimento da palavra, ou seja, por ingenuidade ou por manipulação barata para fins próprios. existe um caso de um pastor que pregava da seguinte forma; texto em Oséias   1:2 *Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”.* o pastor por ignorância por sabe-se lá qual o motivo leu “adúltera” como adultera =  ato de adulterar, “corromper”, e começou a ter relações com varias mulheres da congregação, o tal ‘fanfarrão’ precisava de discernimento de Deus e um pouco de aulas de português (sou contra igrejas que pega qualquer zé por ai e transforma em pastor sem nenhum estudo ou embasamento bíblico, isso cria tais situações que se tornam abominação perante Deus).

26703 113354385377313 100001082557513 81840 1008928 n Amarrando o devorador

(Me desculpem os gordinhos huahuahuahau)

Percebam a dica bem legal que Jesus nos dá com relação a isso em Marcos 9:42 “Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço.(pequenino também pode ser considerado os que não são conhecedores plenos da bíblia, recém convertidos ou quem  ouviu a pouco tempo sobre Jesus)

Faça estudos bíblicos, acompanhe os estudos com livros criados para complemento de nosso alimento espiritual de escritores cristãos, veja questões com seu pastor e medite na palavra de Deus, faça sua leitura ao meno uma vez ao dia (o dia tem 24hrs nada de ficar com desculpinha para não ler).

Trocando umas idéias

1-já existem aplicativos com a bíblia para celular (sem disculpa para não ler);

2-Mesmo que você use a do celular, é preferível se ter uma impressa para ser rabiscada e ajudar nos seus estudo (não é pecado rabiscar a bíblia);

3-”mas a linguagem da bíblia é muito difícil de entender”, essa meu amigo é preguiça de ir na livraria bíblica e comprar a “nova versão atualizada universal” ou simplesmente linguagem contemporânea também conhecida como a “bíblia do jovem”

4-medimos o grau de conhecimento bíblico pelo estado da bíblia, se tiver mais de 1 ano e estiver como nova, o sem vergonha nunca a lê, cristão de verdade tem sempre mais de uma bíblia, uma sempre “zuada” de tanto ler

Abraços do seu brother Julio “ICE”


// If comments are open, but there are no comments.

Leave a Reply